O Desafio
Com a seleção dos nove participantes, as gravações da segunda edição do reality portuário já tiveram início
O espírito de equipe pode ser o diferencial para se destacar no reality Porto – O Desafio, promovido pelo Grupo Tribuna. A opinião é do CEO da Brasil Terminal Portuário (BTP), Ricardo Arten, que atuou na primeira edição do programa, em 2021, e retorna neste ano. “Estaremos olhando não só o produto final, mas também a forma. Liderança, espírito de equipe e foco”.
A participação da Eldorado Brasil Celulose é uma das novidades desta edição, o que desperta expectativa para o gerente-geral de logística da empresa, Flávio da Rocha Costa, que terá a chance de conhecer de perto futuros talentos do setor.
“Tudo que traz a possibilidade de preparar novas pessoas, a gente tem interesse em participar. Teremos, em 2023, a inauguração de um novo terminal. Vamos precisar de novas pessoas”.
Com a seleção dos nove participantes, as gravações da segunda edição do reality portuário já tiveram início. Os integrantes serão divididos em três equipes e submetidos a atividades em busca de soluções para os problemas reais do mundo portuário. Para isso, os grupos receberão a orientação de profissionais indicados pela FGV Strong e serão avaliados pelos executivos da BTP e da Eldorado.
De acordo com Arten, o destaque da primeira edição do reality, Lucas Mestre, é um exemplo em que os novos participantes podem se espelhar. “Foi uma pessoa que focou muito na parte de equipe. Uma competência muito necessária para sucesso na carreira. Foi fundamental o espírito de equipe que ele demonstrou durante o programa e isso o ajudou muito na BTP”. Lucas é engenheiro civil e segue na BTP, na vaga obtida pelo programa.
O representante da Eldorado acredita que os participantes desta edição devem estar ainda mais preparados. “Mas cada desafio é diferente. Por mais que venham preparados, algumas coisas novas vão acontecer. Sem dúvida, a régua estará mais alta. Teremos a oportunidade de contratar pessoas mais qualificadas”, concluiu Costa.
O reality
Dos três grupos participantes, um será eleito o vencedor. A partir daí, a disputa se tornará individual. O destaque ganhará emprego e curso MBA na Strong Business School – FGV – Santos. Os outros dois receberão um curso de graduação tecnológica de dois anos na mesma instituição.
Com dois episódios, a edição deste ano do primeiro reality do setor portuário será transmitida na TV Tribuna e no Globoplay, em 6 e 13 de agosto.