We use cookies to improve your experience and our applications easier to use. See our Privacy Policy and Terms of Use.

Accept Reject

Home

(Português do Brasil) Eldorado Brasil Celulose recebe certificação por contribuição para preservação de ecossistemas

(Português do Brasil) A Eldorado Brasil se tornou uma das primeiras empresas do Brasil a receber recomendação para a Declaração de Serviços Ecossistêmicos do FSC® (Forest Stewardship Council ® | FSC® – FSC-C113536 – Conselho de Manejo Florestal), um complemento à certificação de manejo florestal e que confirma os impactos positivos de sua atuação sobre a conservação da biodiversidade, o sequestro e armazenamento de carbono e as bacias hidrográficas.

Certificada pela empresa SYSFLOR a companhia é a primeira a ser recomendada pela certificadora a ter declaração de serviços em bacias hidrográficas, pela manutenção da qualidade do corpo d’água da Fazenda Pântano, em Selvíria (MS), uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC) de 1.341 hectares, sendo 915 hectares de charco (massas de água), conectada com o córrego pântano afluente do Rio Paraná. O mesmo local também foi reconhecido pela biodiversidade, sendo até mesmo refúgio de diversas espécies ameaçadas ou vulneráveis à extinção.

No caso da declaração de conservação de estoques de carbono florestal, foi constado que as remoções de gases são maiores que as emissões em as florestas – plantadas e nativas – certificadas da empresa.

Localizada no chamado Vale da Celulose, no Mato Grosso do Sul, a empresa é a primeira do Mato Estado a obter essas certificações adicionais do FSC. “Para a manutenção da declaração de Serviços Ecossistêmicos serão monitorados os impactos propostos, por meio da definição de um ou mais indicadores de resultado, sendo que para cada um deles são estabelecidas metas, com o objetivo de melhoria continua com ações de conservação ambiental”, afirma Elcio Trajano, diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil.

O que é uma AAVC

Área de Alto Valor de Conservação é uma área florestal ou de outro tipo de vegetação que tem importância particularmente elevada por razões sociais ou ambientais. Para que tenha essa classificação, deve possuir, pelo menos, um dos seguintes atributos: 1) diversidade significativa de espécies; 2) ecossistemas e mosaicos em nível de paisagem e paisagens florestais intactas; 3) ecossistemas e hábitats raros; 4) serviços ecossistêmicos; 5) necessidades das comunidades; ou 6) valores culturais.

A Fazenda Pântano possui uma área de charco com excepcionalidades consistentes com AVC ambiental do tipo 1, ou seja, é habitada por espécies de modo sazonal ou em determinadas fases da vida, como migração e reprodução. Esses locais se tornam vitais também para a prevenção contra enchentes, a regulação de fluxo de cursos d’água e a manutenção da qualidade da água (AVC do tipo 4).

 

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil Celulose, é uma das mais eficientes e sustentáveis empresas de base florestal para produção de celulose do mundo. A companhia opera em Três Lagoas (MS) uma fábrica com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Em energia limpa, há geração de 50 megawatts/hora de energia na usina termelétrica Onça Pintada, além da mesma quantidade na planta de celulose – que é autossuficiente. A base florestal é de mais de 260 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. Para dar condições para operar em níveis de excelência, a companhia conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Em Santos (SP), possui um dos maiores mais tecnológicos terminais portuários multimodais da América Latina.